29 dezembro 2014

EXTRAORDINÁRIO ~ R.J. PALACIO

Primeiro lugar da lista de best-sellers do The New York Times, eleito um dos melhores títulos de literatura juvenil de 2012 nos Estados Unidos, o premiado livro de estreia da americana R. J. Palácio (foto) traz à luz a luta contra o preconceito ao contar a história de um menino de 10 anos que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial.
O livro é narrado da perspectiva de August e de seus familiares e amigos. A leitura propicia momentos comoventes e descontraídos, Extraordinário consegue cativar o leitor de imediato.
August Pullman não é um garoto de dez anos comum. Fruto de combinações genéticas  pouco usuais, ele nasceu com uma má formação craniana que faz com que cada parte do seu rosto pareça errada: olhos caídos e baixos demais, bochechas encovadas, uma boca estreita, orelhas praticamente inexistentes.
Na escola, August, aos poucos, vai descobrindo que é impossível se misturar na multidão quando, na verdade, você nasceu para ser o centro das atenções. Ele vai descobrir que é possível encontrar amigos verdadeiros e aos poucos vai aprendendo a viver em seu corpo.
Extraordinário é uma história que emociona e que nos mostra, através da inocência das crianças, como pequenas ações podem mudar a vida de alguém: o estender de uma mão, um sorriso, um abraço de aceitação ou um toque conforto. Com quantos Augustus você não tromba todos os dias? Pode ser que ele não tenha o rosto deformado, mas pode estar simplesmente precisando de um ombro amigo. De uma palavra de encorajamento. Pode estar simplesmente precisando de uma chance para mostrar do que é capaz.

Porque, como o próprio August diz, “Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida.”

A Grande Ilusão ~ Harlan Coben

Um suspense surpreendente. O livro conta a história de Maya Stern piloto de operações especiais militares.  Maya sofre com as lembrança...