24 julho 2018

Trilogia O Mundo de Tinta ~ Cornelia Funke

Coração de Tinta é o livro que abre a trilogia da autora Cornelia Funke - O Mundo de Tinta. O primeiro livro conta a história de Meggie e seu pai Mo.

Mo quando lê um livro em voz alta, as palavras tomam vida e algumas coisas e seres da história surgem no mundo real. Em uma noite de leitura, Mo trouxe à vida alguns personagens do livro "Coração De Tinta". Um deles, Capricórnio, é um vilão cruel e sem misericórdia que se instalou numa aldeia abandonada fazendo maldades. 

Dessa vila ele, espalha terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Todavia Capricórnio procura por Mo, ele quer usar os poderes de Mo para trazer de "Coração De Tinta" um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. 

Com Dedo Empoeirado - um de meus personagens favoritos - Mo, Maggie e sua tia Elinor vão enfrentar Capricórnio e seus ajudantes para salvar uma cópia do livro e tentar trazer de volta a normalidade perdida quando Mo leu “Coração de Tinta”.

O segundo livro da trilogia, Sangue de Tinta, continua a aventura de Meggie e Mo. Agora é Meggie quem decide visitar o universo de Coração de Tinta, porque sua mãe Resa contava histórias do lugar e ela queria ver de perto. 

Como Dedo Empoeirado voltou para o Coração de Tinta deixando o fiel amigo Farid. Meggie leva Farid com ela. 

Quando Mo lê a carta de despedida deixada por Meggie, ele e Resa decidem ir a procura da filha deixando Elinor e Darius em casa, para tristeza de Elinor e alivio de Darius. 

‘Existem verdades que enchem o coração de desespero e das quais não é agradável falar (…), a não ser que se tenha alguma coisa que ofereça esperança.’ Com essa esperança começam as aventuras de Sangue de Tinta.

O livro se alonga em alguns capítulos, e a história se arrasta em outros mas para quem gosta de fantasia, muita fantasia é uma boa leitura. 

O final da trilogia é com o livro Morte de Tinta. Nesse livro vamos conhecer novos personagens e reencontrar Orfeu, plagiador da história que se utiliza de passagens da história para reescrever novos vilões e tentar manipular os personagens. Um tipo bem aborrecido e cruel. Boa parte do livro é a batalha entre Mo, conhecido como Gaio, um tipo de Robin Hood que rouba dos ricos e protege os pobres e Cabeça de Víbora, um governante desleal e cruel. Bons momentos da leitura ficam mais uma vez por conta de Dedo Empoeirado.  É uma trilogia interessante. 



Pegadas na Areia ~ Mary Stevenson

Uma noite eu tive um sonho.  
 Sonhei que estava andando na praia com o Senhor 
.  E através do Céu, passavam cenas da minha vida. 
  Par...