11 fevereiro 2015

O TREM DOS ÓRFÃOS ~ Christina Baker Kline

Tudo começa com a ‘chance de um novo dia’. Nesse livro, vamos conhecendo a história dos órfãos abandonados a própria sorte, coletados (se é que se pode dizer assim) por pessoas de um grupo de caridade. 

Depois de ajuda-los com algumas coisas básicas: banho, roupa e uma bagagem mínima, os órfãos seguem para um trem, o trem dos órfãos. Nas paradas do trem, eles são apresentados as pessoas que queriam adota-los. 

Na verdade a adoção era informal, os órfãos normalmente iam ajudar a família nos negócios (fazendas, comércio) ou ajudar na lida da casa. Muitos eram abusados física e mentalmente por seus benfeitores. Histórias de tocar o coração. 

No livro acompanhamos de perto a história de Niamh (jovem irlandesa), mais tarde Doroty (nome mais fácil), mais tarde Vivian (nome adotado).

Paralelo a história de Vivian, vamos conhecer Molly. Molly perdeu o pai aos 8 anos e a mãe não teve condições de ficar com ela, estragada pelo uso de drogas e emprisionada pelo mesmo motivo.

Molly vai parar no sistema de assistência social dos Estados Unidos, onde muitos parentes adotivos, os foster care, se dispõem a acolher por um tempo (máximo de 2 anos) as crianças e adolescentes, e o governo colabora financeiramente para o sustento destes.

Molly vai de casa em casa, algumas famílias são disfuncionais, outras estão simplesmente interessadas no dinheiro do governo, outras são abusivas… no livro vamos percebendo a dificuldade de encontrar uma família ‘funcional’.

As histórias de Vivian e Molly se cruzam, e vemos uma bela amizade nascer entre elas. Mesmo a diferença de idade não impede que elas aprendam uma com a outra. Molly 17 anos, ama os livros e toda a modernidade dos aparelhos eletrônicos. Vivian, 91 anos, ama a tradição de um bom final de tarde tomando chá e apreciando o que ainda há pra viver.

Um bom livro!!! Para mim poderia ter sido um pouco mais longo, para explorar um pouco mais a amizade recém nascida, todavia super indico.



A Garota Na Teia de Aranha ~ David Lagercrantz

Quando a NSA, Agência de Segurança Americana, recebe a mensagem: “você foi invadido”, Ed Needham, responsável pela segurança dos computad...