30 dezembro 2015

O Quarto de Jack ~ Emma Donoghue

Gosto de sentir o papel, o formato do livro, o folhear das páginas, mas como  ganhei esse áudio-book, decidi fazer a experiência de ouvir a leitura.  Ouvi enquanto fazia caminhadas... Mas muitas vezes parei para 'ouvir', sentir melhor o texto.

A leitura é intensa e muitas vezes emocional. O Quarto de Jack ou Room,  tíltulo do livro em inglês, narra a rotina de Jack, um menino de 5 anos e sua Mãe, Ma, como ele a chama, confinados em um espaço de 10 m².

Raptada aos 19 anos, Ma vive no quarto há 7 anos.  Através da memória do que viveu,  das rimas de infância,  das leituras, Ma consegue criar todo um universo de vida e amor dentro do quarto.  Algumas vezes me lembrou o filme “A Vida é Bela”, de Roberto Benigni. [quem ler vai entender, a comparação].

Não sei se por ter o áudio-book ou por ser a narrativa cheia de suspense... me percebi várias vezes pensando sobre os diálogos e refletindo sobre a insensatez humana, muitas vezes disfarçada de loucura.


Vale a leitura! Recentemente foi lançado o filme. Brie Larson como Ma é fantástica. O director do filme Lenny Abrahamson se manteve fiel ao livro enquanto traz Jack, Ma e seu mundo peculiar para uma vida cinematográfica intensa e emocionante.

O Inocente ~ Harlan Coben

O Inocente, é uma leitura rica de tramas e bom conteúdo, com uma narrativa de suspense. O desenvolvimento da história se dá em uma espira...