05 abril 2018

A Catedral do Mar ~ Ildefonso Falcones



A Catedral do Mar é um romance histórico com uma trama complexa e emocionante. Os personagens são bem detalhados e o livro é narrado em terceira pessoa.  Para quem gosta de fatos históricos, a História de Barcelona é  ricamente contextualizada. Vale a leitura!!!


'Bernat Estaniou é um servo, durante seu casamento com Francesca o Senhor dono das terras exige o direito de firma de spoli forzada , ou seja, o direito de ter a noiva em sua primeira noite. Ela engravida e nasce Arnau, um menino saudável e que devido a um sinal de nascença é indiscutivelmente filho de Bernat Estaniou. Infelizmente o senhor feudal toma 'posse' de Francesca e Arnau e eles passam a morar no Castelo, onde ela trabalha como serva.

Berna resgata Arnau e lembrando dos boatos sobre a grande Barcelona de que se conseguir viver na cidade durante 1 ano e 1 dia se torna cidadão, ele foge para Barcelona com Arnau.

Na grande cidade, pede o auxílio de sua irmã e seu cunhado, um artesão em ascensão.  Trabalha sem parar, conquista pouco e continua sonhando em dar uma vida melhor para Arnau que no futuro se torna estivado, um dos construtores da Catedral do Mar, 'A igreja do povo, construída pelo povo e para o povo'.





Pai, aonde você vai? - gritou Arnau quando já o tinha perdido de vista.
- Em busca da liberdade. - respondeu uma mulher que também observava a multidão espalhar-se pelas ruas da cidade. 
- Já somos livres. - atreveu-se Arnau a afirmar.
- Não há liberdade com fome, filho. - sentenciou a mulher.

São Francisco de Assis ~ G. K. Chesterton

“Posso dizer (o que significa muito pouco) que São Francisco estava à frente do seu tempo. Haveria muito a dizer sobre o homem que tento...