07 fevereiro 2015

JANE EYRE (1847) ~ Charlotte Brontë

Jane é uma órfã que mora com cruel Tia Reed, acolhida por esta, para cumprir a promessa que fez ao marido falecido. Sra. Reed e seu filho não a tratam bem, por isso quando Jane é enviada para o Instituto Lowood que acolhe órfãs, ela não fica ressentida.
Na escola, Jane faz amizade com Helen Burns e a professora Temple. Estas influenciam fortemente a personalidade de Jane, especialmente em relação à sua filosofia de vida, religião e forma de tratar as outras pessoas.
Depois de 8 anos morando no Instituo, primeiro como aluna, depois como professora, Jane decide arriscar na carreira de governanta. Ela é contratada pela Sra. Afira, para ser a tutora de Adèle Varens, uma jovem francesa, pupila do proprietário de Thornfield Hall, o sr. Rochester.
Na mansão de Thornfield Hall, Jane encontra o amor, mas também a desconfiança, a loucura e a maldade.
Uma história extraordinária de superação. Um livro a frente de seu tempo, com uma personagem feminina de rara fortaleza e capaz de decidir a própria vida em um mundo guiado quase exclusivamente pelos homens.

Uma obra prima e um dos meus livros favoritos!

O Inocente ~ Harlan Coben

O Inocente, é uma leitura rica de tramas e bom conteúdo, com uma narrativa de suspense. O desenvolvimento da história se dá em uma espira...