03 janeiro 2015

A ÚLTIMA TESTEMUNHA DE AUSCHWITZ ~ Denis Avey & Broomby

Para quem gosta de história e estuda sobre o Holocausto esse é um bom livro. Narrado na primeira pessoa, o livro é um relato da Segunda Guerra Mundial, contado por Denis Avey e Rob Broomby. Denis foi prisioneiro de Guerra em Auschwitz e Rob, é um jornalista da BBC que investiga relatos de guerra.

No livro, Denis narrou a experiência de guerra e de 'pós-guerra', quando o assunto não era abordado de forma alguma, em seu tempo.

Na guerra, ele combateu o exército italiano no Deserto Ocidental, onde era mais importante colocar água nos carros do que matar a sede dos soldados, fato que o chocou. Posteriormente, ele foi capturado e alojado num navio que foi torpedeado. 

Ele conseguiu sobreviver, mas foi novamente aprisionado e mantido num campo italiano para prisioneiros de guerra, até ser transferido para a Alemanha e, finalmente, para o E715, onde prestou trabalhos forçados juntos aos judeus de Auschwitz. O livro mostra mapas de Auschwitz e fotos do arquivo pessoal do autor. (uma boa coleção)

Em Auschwitz, ele trocou de lugar por duas vezes com um judeu, onde presenciou as atrocidades contra a vida humana afirmando, 'nunca pensei ser possível presenciar tanto horror.'


Me impressionou a coragem e a bravura desse homem. Ao trocar de lugar ele queria saber o mais possível sobre o campo de concentração para denunciar as autoridades mundiais quando voltasse da Guerra. 

A decepção é que as autoridades não quiseram saber, não era de interesse deles voltar a falar em guerra. 

Ele tentou contar seu relato por várias vezes... até que depois de 64 anos, foi convidado para uma entrevista na BBC e como uma porta que se abriu ele nunca mais deixou de contar suas memórias, para que o mundo não esqueça e mais ainda para que não repita o holocausto.

A Garota Na Teia de Aranha ~ David Lagercrantz

Quando a NSA, Agência de Segurança Americana, recebe a mensagem: “você foi invadido”, Ed Needham, responsável pela segurança dos computad...