02 janeiro 2015

O SR. PIP ~ Lloyd Jones


O jornalista neozelandês Lloyd Jones cobriu o bloqueio que o governo de Papua-Nova Guiné impôs à ilha de Bougainville durante uma guerra civil nos anos 90.

Relendo suas anotações, ele compôs Sr. Pip (2006), vivido em um cenário histórico de guerra e desespero.

Sr. Watts (no filme - 2013 - vivido pelo ator Hugh Laurie, protagonista da série de TV 'House'), foi o único homem branco a permanecer em Bougainville durante o bloqueio e mesmo sem ter o treinamento adequado ele se tornou o professor da escola local.

Nas aulas ele escolheu ler Grandes Esperanças, um clássico de Charles Dickens. Os alunos – em particular a pequena Matilda, narradora do livro O Sr. Pip – se identificaram profundamente com o órfão Pip, herói de Grandes Esperanças.

O livro conta, sob a perspectiva de Matilda, como o personagem de um dos grandes escritores do século XIX, Charles Dickens, é capaz de mudar a vida da jovem e de sua comunidade.

Diariamente, Sr. Watts, lia um capítulo do livro, despertando nas crianças a curiosidade por um mundo nunca antes visto e renovando a esperança de dias melhores. 

Sem nenhuma dúvida, um bom livro e para quem já leu Grandes Esperanças é um passeio pelo tempo.

"É impossível fingir que está lendo um livro. Seus olhos irão traí-lo. Assim como sua respiração. Uma pessoa fascinada por um livro simplesmente se esquece de respirar. A casa pode pegar fogo, e o leitor mergulhado num livro só erguerá os olhos quando o papel de paredes estiver em chamas." (Lloyd Jones)


O Inocente ~ Harlan Coben

O Inocente, é uma leitura rica de tramas e bom conteúdo, com uma narrativa de suspense. O desenvolvimento da história se dá em uma espira...