01 janeiro 2015

AS CRÔNICAS DE NÁRNIA ~ C.S Lewis


Obra prima de C.S Lewis. Simplesmente indispensável para quem gosta de ler. 

Publicada entre os anos de 1950 e 1956, os sete livros contam a história do mundo Nárnia, um lugar onde a natureza fala e a terra é fértil. 

Nos 7 livros, encontramos os personagens que visitam Nárnia e com eles vamos vivendo grandes de aventuras. 



Por ordem de leitura preferida de C.S Lewis:

O Sobrinho do Mágico

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa
O Cavalo e Seu Menino

Príncipe Caspian

A Viagem do Peregrino da Alvorada

A Cadeira de Prata

A Última Batalha

No livro O Sobrinho do Mágico, acompanhamos o garoto Digory com sua amiga Pollynas e as aventuras dentro da mansão do Tio Andrew. Digory encontra Nárnia, ou será melhor dizer que Nárnia o encontra?

No livro O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa, vamos conhecer Pedro, Edmundo, Susana e Lúcia, e a fantástica viagem deles a Nárnia depois de atravessar o guarda-roupa de um cômodo vazio.

No livro O Cavalo e Seu Menino, vamos conhecer a história de Shasta, que mora com seu, nada amável, pai Arsheesh. Quando Shasta encontra Bri, o cavalo falante, eles resolvem fugir para Nárnia, vivendo grandes aventuras.

No livro Príncipe Caspian, temos o retorno dos irmãos Pevensie à Nárnia. O tempo passou: os telmarinos (humanos que vivem em Telmar) invadiram Nárnia, desmatando bosques e assassinando as criaturas narnianas. Príncipe Caspian precisa da ajuda de Pedro, Edmundo, Susana e Lúcia para derrotar o falso rei de Nárnia, Miraz (tio de Caspian).

No livro A viagem do Peregrino da Alvorada, encontramos Edmundo e Lúcia na casa do irritante primo Eustáquio (e quem não tem um primo Eustáquio?). 

Um dia, durante uma conversa, o quadro contendo um barco se torna real e os transporta a Nárnia. No barco, chamado Peregrino da Alvorada, eles encontraram Caspian e Ripchip, um rato que ganhou uma importante batalha em livros anteriores. Edmundo e Lúcia são informados de que o objetivo da viagem do Peregrino da Alvorada é encontrar os sete amigos do pai de Caspian, que haviam sido mandados para os Mares Orientais e as Ilhas Solitárias pelo inimigo de seu pai.

No livro A Cadeira de Prata, um príncipe de Nárnia desaparece e Eustáquio é chamado de volta para ajudar a encontrá-lo. Lúcia e Edmundo agora estão velhos demais para isso, mas Eustáquio tem a ajuda de sua amiga de escola Jill Pole.

Eustáquio encontra Jill chorando com medo da conhecida turma, que aterroriza os alunos do colégio. Para acalma-la, Eustáquio conta a aventura que ele viveu em Nárnia. Jill acredita em Nárnia e durante a fuga para escapar de seus predadores, eles são transportados para Nárnia.

Aslam tem uma missão para Jill. Ela deve encontrar o filho do Rei de Nárnia que está desaparecido. E para isso ela deve prestar atenção aos sinais:

Primeiro: Eustáquio encontrará um amigo. Ele deve cumprimenta-lo e com isso eles terão uma grande ajuda;
Segundo: Eles devem viajar para longe do Norte, até encontrarem a cidade em ruínas dos gigantes;
Terceiro: Encontrarão uma inscrição em uma pedra na cidade, e deverão fazer o que diz a inscrição;
Quarto: Reconhecerão o príncipe que será a primeira pessoa a lhes pedir alguma coisa em nome de Aslam. Ela deve decorar os sinais e repeti-los todos os dias para que não esqueça.


No livro A Última Batalha, Eustáquio e Jill retornam à Nárnia para ajudarem outro príncipe e, até o final, eles reencontram vários amigos.


Sem dúvida alguma uma obra recomendadíssima! Um abrir de portas para a imaginação!!! Quem quiser pode ainda acompanhar os filmes produzidos.

O Rei das Fraudes ~ John Grisham

A história mostra o universo das ações indenizatórias coletivas. Clay Carter é um advogado de 31 anos que trabalha na Defensoria Públic...