25 julho 2015

O JÚRI ~ John Grisham

Até onde vai o poder de um júri e a independência dos jurados durante um julgamento? A pergunta fica ainda mais difícil de ser respondida quando a disputa judicial coloca frente a frente uma grande e poderosa companhia de cigarros e uma pobre viúva, cujo marido morreu de câncer no pulmão.
Nessa obra a indústria do cigarro está na berlinda. De um lado temos Weldall Rohr que luta pela indenização de sua cliente, a viúva de Jacob. Do outro lado temos a indústria de cigarro e seu grande leque de advogados. Durr Cable é o grande responsável pela defesa do patrimônio não só da Pynex, a indústria processada, mas de evitar futuros processos, em casos semelhantes.

Para isso, Durr irá contar com Rankin Fitch, que fará de tudo para conceber um parecer favorável do júri. Ele investiga os prováveis jurados e aspectos de sua vida que poderão levá-los a apoiar um ou o outro lado.

No meio da defesa e da acusação, fica o Júri, composto por doze membros responsáveis por ouvir cada testemunho, analisar cada prova e ao final, dar um parecer a favor ou contra uma das partes.

O que desencadeia o suspense nesse livro é o contato de Marlee com Fitch. Afinal, ela parece estar por dentro de tudo que se passa no Júri e parece estar a fim de um acordo. Mas, o que será que ela quer? Quem será que vai levar esse veredicto?

Outras resenhas de John Grisham, por ordem de publicação do autor:
1.Tempo de Matar
2. A Firma

O Inocente ~ Harlan Coben

O Inocente, é uma leitura rica de tramas e bom conteúdo, com uma narrativa de suspense. O desenvolvimento da história se dá em uma espira...