15 junho 2015

O DOSSIÊ PELICANO ~ John Grisham

Em "O Dossiê Pelicano", John Grisham nos apresenta um emaranhado de conspiração política que envolve o assassinato de dois Juízes. O primeiro - Abraham Rosenberg - é uma lenda viva no Supremo Tribunal. Sua postura no ofício o torna o homem mais odiado dos EUA. Sem um motivo óbvio, ele é assassinado em sua casa, com três tiros na cabeça.

Dando um giro na narrativa, o leitor se depara com outro cenário: um clube gay, onde o Juiz Glenn Jansen, é estrangulado quando assistia a um filme.

Para o assassinato dos dois ministros da Suprema Corte não há pistas de quem foi o autor e/ou mandante do crime. Nem mesmo o FBI, a CIA ou outra Agência de Inteligência conseguem descobrir a motivação desses homicídios.

É nesse cenário que Darby Shaw, uma inteligente estudante de Direito de Nova Orleans começa a conectar os pontos.

Darby pesquisa os pareceres e processos da Suprema Corte, preparando um dossiê contendo sua opiniões e estudos sobre os autores, como pesquisa de curso.

Ela descobre que os dois homens foram indicados pelo Presidente da República assim, deveriam compartilhar algumas ideias. Sem respostas concretas, Shaw guarda toda sua pesquisa numa pasta, dando a estes documentos o nome de Dossiê Pelicano.

Com o avanço da pesquisa, ela chega a uma surpreendente conclusão e, percebe que a sua vida corre perigo. Ao seu lado ela tem Gray Grantham, um jornalista, que passa a ajudá-la para tornar público os esquemas de corrupção. Trama excelente! 

Outras resenhas de John Grisham:
1.Tempo de Matar
2. A Firma


A Garota Na Teia de Aranha ~ David Lagercrantz

Quando a NSA, Agência de Segurança Americana, recebe a mensagem: “você foi invadido”, Ed Needham, responsável pela segurança dos computad...