18 abril 2015

Atividades para Crianças (viajando de carro ou de avião)

Uma coisa que aprendi viajando com o David (4 anos), é que planejar é importante e diminui o desconforto de passar horas em um carro ou em um avião.
Essas são algumas das atividades que o David gosta. Lembrando que aos poucos vamos percebendo que algumas atividades já não despertam o mesmo interesse e aí é a hora de refazer a lista.
1. Bingo
Essa é uma atividade bem simples, mas muito apreciada. O David vai marcado o que o BINGO solicita, encontrado na paisagem. Exemplo, a placa de PARE. Quando completa o BINGO ganha um presente. (algo simples e educativo)

2. Laço e Traço ( Lace & Trace) 
A criança deve passar o cordão em cada espaço, como se estivesse costurando. O David 'costura' um animal e perde o interesse. Essa atividade está saindo da caixa.

3. Cordão de Cores e Formas ( Beads, Pattern & Colors) 
A criança deve copiar o modelo que está no cartão imitando as cores e a forma correta. Essa atividade ainda é apreciada pelo David. Rapidinho ele termina e fica feliz!!!


4. Frutas e Cores ( Fruits & Colors)
Com a pinça ou a 'tesoura', a criança deve separar as frutas por cores. Essa é uma atividade que o David gosta muito, depois de separar as 'frutas', ele conta, diz as cores, o nome das frutas… 



5. Compondo as Palavras (Spelling)
A favorita das favoritas, colocar as letras nos cartões para formar as palavras!!!


6. Ler é bom demais (pick a book)
O David ainda está aprendendo a ler, mas gosta de folhear os livros, em 'elaborado ritual de leitura'. Quando viajamos eu digo para ele escolher os livros que vai levar. Essa foi a seleção dele.


7. Play Doh
Colocar a mão na massa literalmente, toda criança gosta!! O David cria os 'personagens' e conta histórias. Eu me divirto.


8. Quebra-cabeça (Puzzle)
O David gosta e eu também! Nessa viagem ele montou o quebra cabeça no hotel.



9. Traço Mágico (Etch a Sketch)
O Etch a Sketch é controlado por dois botões, um mexe a “stylus” na vertical e o outro na horizontal. O interior da tela é revestido com um pó de alumínio, e quando a “stylus” raspa o pó, cria uma linha preta na tela cinza. Para apagar o desenho vira-se a lousa de cabeça para baixo. O David é um fã da lousinha, gosta de criar os 'edificios mais altos', como ele mesmo diz.
10. Lego
Lego é outra atividade que o David gosta. Ele monta de acordo com as instruções, desmonta e cria de acordo com a imaginação. 



Levamos o Ipad com os jogos educativos e os filmes, mas limitamos o acesso. Normalmente optamos pelas atividades lúdicas. Nos 5 dias de férias ele não pediu o Ipad nenhuma vez! A praia foi, para ele, a melhor escolha.

Se você tiver outras ideias de atividades, compartilhe conosco!

14 comentários:

  1. Que coisinha mais linda!!!!! Esse menino é demais!! Ótimas dicas, professora. Realmente, é um tédio não ter o que fazer no carro. João e eu vamos a Natal em bteve, e vou providenciar essas estratégias, pra não limitar ao tablet e/ou celular. Bjão!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para a idade dele, veja cadernos para desenhar, revistas em quadrinhos, atividades de complementar… você pode imprimir essas atividades on line. Vai ver que a viagem vai passar rapidinho.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigada querida Barbara! é sempre bom receber sua 'visita'.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Verdade a fase das letras! Um abraço Roberta, é sempre bom 'ver' você.

      Excluir
  4. Ideias incríveis, querida fessora :) Que lindo ver o Davidzinho sorrindo e crescendo em sabedoria e graça :) Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Andra! nada substitui a ludicidade. Acredito que assim ele fortaleça os músculos do cerebro, porque do corpo, tem a natação.

      Excluir
  5. Lindo ver David sendo alfabetizado em dois idiomas! É uma excelente maneira de estimular as funções cognitivas, e dá para ver que ele curte bem as atividades (que achei fantásticas)..David está muito bem encaminhado; Parabéns Claudia.... (e esse sorriso do David desmancha qualquer coração.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Diane. Penso que essa é a idade de brincar, correr, pular, pintar, montar, desmontar… Ele gosta das atividades (que estão sempre sendo substituídas por outras) e me ajuda a manter o bom humor.

      Excluir
  6. Eu adorei tudo. Coisa do tipo que eu mesma brincaria fácil.Mega útil a ideia dessa caixinha. No carro você até tem a paisagem pra distrair, mas todo avião precisa de uma caixinha dessas. Vou dar a dica para as empresas aéreas.
    E logo eu que sou muito hiperativa, tem que ter várias atividades porque não me prendo muito numa coisa só.
    Ah, adorei todas as fotos! Mas me apaixonei pela pose dele deitado no chão montando o quebra cabeça *-*

    ResponderExcluir
  7. Sim Belly, tão bom que alguém quisesse fazer essas caixas lúdicas para vender. Mas, enquanto isso você usa a criatividade para fazer uma para o Caleb, tenho certeza de que ele vai aprovar. Bom demais 'ver' você aqui.

    ResponderExcluir
  8. Geat!! Vou aprendendo por aqui. :)
    Obrigada por partilhar Claudinha. Beijos!

    ResponderExcluir

Cartas de Amor de Uma Santa ~ Gianna Beretta

Vale a leitura desse livro. Coletei algumas citações que compartilho com vocês: “O Segredo da felicidade é de viver  momento a moment...