03 abril 2015

EI, TEM ALGUÉM AÍ ~ Jostein Gaarder


Jostein Gaarder nasceu em 1952 na Noruega, fez filosofia, teologia e literatura. Em 1991 lançou o livro “O Mundo de Sofia”, sua obra mais conhecida, traduzida para mais de cinquenta línguas.

Gaarder consegue falar das coisas complexas de forma simples. Nessa obra ele  fala sobre o universo, a vida, Deus...

Joakim, um menino de 8 anos vai ganhar um irmãozinho. Enquanto espera a volta de seus pais e do novo membro da família da maternidade, Joakim conhece Mika, um menino que apareceu pendurado na macieira de seu jardim de ponta cabeça.

Mika parecia ter vindo de outro planeta e ambos acharam que estavam sonhando quando se encontraram. Passaram 24 horas juntos e nesse espaço de tempo conversaram sobre muitas coisas: a vida, o universo, a origem dos animais e dos seres humanos... com a imaginação rica das almas puras.

Esse livro é comparado ao clássico: "O Pequeno Príncipe", com passagens igualmente encantadoras como esta:

"Às vezes as pessoas dizem que tiveram 'um dia comum'. Isso me deixa meio aborrecido, porque não existem dois dias iguais. E nós também não fazemos a menor ideia de quantos dias de vida ainda temos pela frente!"

"O bom de visitar um planeta desconhecido, disse Mika, é que a gente começa a compreender melhor o nosso próprio planeta. Pois cada planeta tem suas vantagens e desvantagens."

Outro livro de Jostein Gaarder que resenhei foi:

A Garota Na Teia de Aranha ~ David Lagercrantz

Quando a NSA, Agência de Segurança Americana, recebe a mensagem: “você foi invadido”, Ed Needham, responsável pela segurança dos computad...