26 dezembro 2017

Maya ~ Jostein Gaarder

     
Maya, é uma mistura de filosofia, biologia e espiritualidade na busca de respostas para: qual o sentido da vida? O que é o universo? Como tudo começou?

A história de Maya (que significa Ilusão) é contada do ponto de vista de Frank (um biólogo evolucionista da Noruega, separado de sua esposa Vera por uma tragédia) e  John Spooke, um escritor inglês (sofrendo a morte da sua esposa,  Sheila).

Os personagens se encontram em Fiji, na chegada do novo milênio.

Frank e Spooke, conhecem o casal cigano Ana e José, que constamente trocam citações filosóficas (mais tarde entendidas como parte de O Manifesto).

A novela segue com mais uma pergunta de Frank: porque Ana me parece tão familiar, não só para mim, mas para outras pessoas?

A estrutura da narrativa apresenta muitas mudanças: por exemplo, parte da novela é escrita em forma de uma carta de Frank para Vera, escrita por Spook. Outra parte da história acontece no presente, narrada por Frank e Spook. E outra parte ainda é narrada na perspectiva de Jose e Ana.

Outros livros que li e resenhei do Gardeer são: 





Até Que a Culpa Nos Separe ~ Liane Moriarty

Clementine e Erika foram amigas de infância e continuam amigas na fase adulta embora não tenham muito em comum. Erika é obsessivo-compuls...