15 dezembro 2017

O Rei das Fraudes ~ John Grisham

A história mostra o universo das ações indenizatórias coletivas. Clay Carter é um advogado de 31 anos que trabalha na Defensoria Pública de Washington, DC. Sem dinheiro, ele vive de defender criminosos que não têm como pagar um advogado. Rebecca, sua namorada há 5 anos, cansada de esperar que Clay melhore de vida, e sofrendo a objeção dos pais, que detestam Clay, termina o relacionamento.

Um dia, Clay é procurado por Max Pace, que se apresenta como um agente especializado em consertar os problemas das grandes corporações antes que advogados e jornalistas percebam.

O problema: a não nominada indústria farmacêutica criou um medicamento que cura a dependência de drogas como crack e cocaína. Todavia os testes revelaram um grave defeito da medicação: 8% dos pacientes ficam com um desejo incontrolável de matar. Felizmente, o desejo passa com a abstinência do remédio.

6 pessoas foram assassinadas e Pace quer que Clay Carter aceite 15 milhões de dólares como honorários para providenciar a indenização das famílias das vítimas, sem alarde, sem processos judiciais, sem publicidade negativa para o laboratório.

As famílias sequer imaginam que poderiam receber algum dinheiro, pois pensam que seus filhos morreram por causa da violência das ruas. Além do mais, os assassinos estão todos presos. Por isso é fácil para Clay convencer cada família, aceitar a indenização de 5 milhões.

Assim, Clay descobre o mundo das ações indenizatórias coletivas. Sua estratégia consiste em:
1) Divulgar em comerciais de TV o erro do laboratório;
2) disponibilizar para as vítimas do medicamento uma linha telefônica para entrar em contato com o escritório de Clay;
3) realizar exames médicos gratuitos nas pessoas que telefonarem, e
4) convencer a vitima a ser cliente.

Clay entra num ritmo alucinado de enriquecimento e gasta como nunca: compra uma mansão, um iate, um jatinho… Um ótimo livro!

Outras resenhas de John Grisham, por ordem de publicação do autor:
1. Tempo de Matar (1989)
2. A Firma (1991)
3. O Dossiê Pelicano (1992)
4. O Cliente (1993)
5. A Camara de Gás (1994)
7. O Júri (1996)
8. O Sócio (1997)
9. O Advogado (1998)
10. O Testamento (1999)
11. A Confraria (2000)
12. A Casa Pintada (2001)
13. Esquecer o Natal (2001)
14. A Intimação (2002)

Fique Comigo ~ Harlan Coben

Megan Pierce, antes conhecida como Cassie, vive com o Marido e os dois filhos em uma confortável casa. Do passado ela lembra que quer esq...