02 junho 2015

Três Projetos de 'Arte'

Final de semana é também dia de ‘fazer arte’, afinal segundo Piaget ‘A infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano’. Assim coletamos todos os nossos crayons (giz de cera) quebrados e os derretemos em ‘arte’. Mostrei alguns modelos do computador e pedi ao David para escolher 3 projetos.
O projeto 1, David chamou de ‘A Chuva’, ele começou derretendo o giz de cera na vela e colocando os pontos derretidos no papel. [Como o processo é demorado não deixe sua criança sem supervisão para que nada imprevisto aconteça.]
Na conclusão da ‘chuva’ eu derreti o giz de cera no microondas (1 min), deixei esfriar um pouco e David complementou o desenho. Para dar o toque final coloquei uma silhueta de um menino com um guarda chuva. 
O projeto 2, David chamou de ‘Coração’. Ele fez para dar de presente a vó dele. Para concluir o projeto eu cortei o desenho em forma de coração.
O Projeto 3, David chamou de ‘Tempestade’ (não sei porque, mas decidi não perguntar), e esse projeto foi basicamente espalhar a cera no papel, ideia do David. (é sempre bom avisar que a cera está quente, e só dê a cera quando perceber que a criança está atenta)


Todos esses projetos são simples e divertidos de fazer e além de trabalhar a coordenação motora, auxilia o desenvolvimento do senso artístico.
Desejo a todos uma vida de bons momentos, construindo boas memórias sempre que for possível!

10 comentários:

  1. Ótima dica professora, vou procurar fazer essa atividade com a minha sobrinha, a Maria Clara (6 anos), ela gosta muito de desenhar e criar coisa com tinta, papel e tesoura, apesar de ser muito ligada a jogos do tablet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O David também gosta dos jogos no tablet, mas limito o mais que posso, assim estou sempre 'brincando' com ele para que desenvolva outros aspectos da criatividade. Faça essa atividade com sua sobrinha. Você vai ver que ela vai gostar e pergunte a ela o que ela quer desenhar. Coloquei a silhueta na minha página do pinterest como o nome de David S. McClure, caso queira usar. Se puder me mande as fotos da atividade. Tudo de bom Mike!!!

      Excluir
  2. Adorei a técnica do giz de cera, as cores e os temas usados pelo David são bem inspiradores; a chuva, a tempestade, o coração para a avó. A arte é a expressão das emoções. E logo pensei nos momentos de adversidade, quando surgem as tempestades, é o momento de pensar sobre a nossa vida aqui na terra; nessas horas é preciso ater-se às nossas convicções mais profundas, é preciso ater-se às virtudes imutáveis, é preciso render-se ao amor. David me ensinou que é possível sim proteger-se das tempestades e nada como um colo de vó, nada como o amor que nos embriaga e alivia a dor. Obrigada Claudia por compartilhar esses momentos lindos. Você e David trouxeram paz no meu coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Diane no final de semana sempre tento fazer algumas atividades para que ele continue se desenvolvendo emocionalmente e fisicamente. Ele gosta!!! Já amanhece o dia perguntado o que vamos fazer. Como você deve imaginar é um processo de escolha dos pais, porque percebo que quando perguntam a ele sobre desenhos 'da moda' ele está 'por fora' :), mas penso que faz parte não é?!

      Tenho dito, seus comentários sempre me alegram. Muito obrigada por ser essa pessoa generosa e tirar tempo para incentivar as pessoas. Você mora no meu coração. Um grande abraço.

      Excluir
  3. Que lindo,Cláudia ver você estimulando o David a desenvolver sua sensibilidade e senso artístico. Que felicidade! Teremos um grande homem em nossa sociedade no futuro próximo. Precisamos de mais e mais crianças com dons divinos para que tenhamos um mundo melhor nos próximos anos. Parabéns pelo seu filho lindo e maravilhoso. Benção e felicidade,amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barbara!!! bom demais 'ver' você aqui. Obrigada pelo generoso comentário, fiquei super feliz. Sim, o processo de educação exige dedicação e tempo não é?! Mas estou disposta a doar o máximo de tempo que puder para que o David seja feliz. Um grande abraço e mais uma vez Obrigada.

      Excluir
  4. Eu simplesmente A-DO-REI.
    Se divertir e estimular a criatividade com crianças, é o que há!!
    Os nomes que ele deu aos projetos, foram ótimos *-* Dzinho me orgulha.
    O que eu mais gostei foi "A Chuva".

    Legal saber sobre essa outra utilidade do giz ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, se divertir e aprender brincando é muito bom, para quem é adulto e para quem é criança, assim quem sabe, como adultos, reavivamos a criança que há em nós. Obrigada pelo comentário! é muito bom receber feedback.

      Excluir
  5. Caramba!!!! Ficou incrível!!! Olha, sério mesmo. Uma obra de arte. O último nem se fala. Professora, seu filho é a extensão da sua alma. Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dani!!! Morando longe da família, para animar o final de semana, só muita arte e brincadeiras não é?! O lado bom é que ele trabalha a coordenação motora. O lado melhor ainda, é que ele gosta de 'fazer arte'. Obrigada por passar aqui.

      Excluir

Cartas de Amor de Uma Santa ~ Gianna Beretta

Vale a leitura desse livro. Coletei algumas citações que compartilho com vocês: “O Segredo da felicidade é de viver  momento a moment...