06 agosto 2015

A leitura como um hábito para crianças

Que características você quer ver se desenvolver na vida da criança? São muitas, e provavelmente, inteligência estará na lista. Todos nós queremos ver crianças felizes, saudáveis, generosas e inteligentes. Por isso cuidamos ao escolher a escola, o médico, os lugares de brincar, as atividades que vão fazer, e por aí vai
Como pais somos parte integral desse desenvolvimento. E embora não seja fácil - e o desafio de educar está na minha lista de atividades, como um dos mais difíceis - ficam aqui algumas dicas que aprendi com meu filho David (4 anos)
David não senta para me ouvir lendo, seja em qual língua for… ele está em constante atividade, mesmo assim não desisti e penso que ele colhe algumas vantagens da leitura, vejamos:
1. Quando leio, embora ele não pare e fique no meu colo, como vejo nas revistas que falam de educação e leitura, sei que ele está ouvindo, porque vez por outra pergunta alguma coisa, ou pede que eu leia novamente. 
2. Outra coisa que percebo é o aumento do vocabulário. David memoriza as palavra do livro que gosta e usa. 
3. Posso acrescentar o aprendizado básico de ter um livro nas mãos, de tratar com cuidado, do processo de escolha do livro. David gosta de ir nas bibliotecas públicas, de passear pelas prateleiras olhar os livros e folhear as páginas.
4. A leitura alimenta a criatividade, alguns livros são super interessantes e criativos. E o David reconta as histórias com muito entusiasmo. 
5. Mesmo quando eu não leio para ele, por ele preferir, as vezes folhear os livros e contar ele mesmo a história, percebo a união da concentração e da disciplinaPor fim diria que o leitor acabará por descobrir que ler é divertido e terá nessa atividade, mais uma de suas brincadeiras.
Eu amo ler e sempre que termino um livro tenho outro na fila, e da mesma forma que tenho um livro comigo quando vamos passear, levo um livro para o David. Ele já incorporou o hábito de ter os livros por perto. Onde ele irá nessa aventura só o tempo nos dirá. E Você gosta de ler???



O Rei das Fraudes ~ John Grisham

A história mostra o universo das ações indenizatórias coletivas. Clay Carter é um advogado de 31 anos que trabalha na Defensoria Públic...