17 março 2015

EU SOU MALALA ~ Malala Yousafzai & Christina Lamb

Um livro interessante para quem quer saber mais sobre as condições de vida no Paquistão, especialmente a vida das meninas que querem estudar.

Malala Yousafzai e seus familiares sonhavam com um país educado, onde as mulheres fossem livres para escolher e prosseguir nos estudos. Infelizmente a voz de Malala foi uma ameaça para os grupos extremistas e ela foi por um tempo silenciada com um tiro na cabeça, em outubro de 2012.

Narrado em primeira pessoa pela própria Malala, o livro é dividido em cinco partes ("Antes do Talibã", "O vale da morte", "Três meninas, três balas", "Entre a vida e a morte" e "Uma segunda vida")

Inicialmente, vemos como a família de Malala Yousafzai se constituiu e de como era a vida antes da chegada do Talibã no vale do Swat.

Depois acompanhamos a chegada do Talibã ao vale, a destruição do patrimônio histórico-cultural da região, a resistência de Malala e seu pai à pressão sofrida para o fechamento da escola administrada pela família, e a violência contra os moradores.

Por fim vemos a luta de Malala para sobreviver ao atentado e o sofrimento da família.

Não é um livro difícil de ser lido, há momentos de muita sabedoria por parte de Malala, tornando a leitura peculiar e bem vinda.

Deixo vocês com as palavras de Malala:

Que possamos pegar nossos livros e canetas porque são as nossas armas mais poderosas.’

‘Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo’

Do Paquistão, Malala elevou sua voz para as Nações Unidas em New York e se transformou em um ícone na luta pela educação.


Quem dá voz ao livro é Christina Lamb, jornalista que atua desde 1987 como correspondente no 
Paquistão e no Afeganistão. Ela se graduou em Oxford e Harvard. Em seu currículo constam a publicação de cinco obras e a conquista de diversas premiações.

A Garota Na Teia de Aranha ~ David Lagercrantz

Quando a NSA, Agência de Segurança Americana, recebe a mensagem: “você foi invadido”, Ed Needham, responsável pela segurança dos computad...