02 março 2015

TRILOGIA MILLENIUM ~ Stieg Larsson


OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES (2005), faz parte de uma saga escrita por STIEG LARSSON, com o título em inglês, The Girl With The Dragon Tattoo.

Nessa obra você vai conhecer Mikael Blomkvist, jornalista e editor chefe da Revista Millennium, onde também é sócio. Blomkvist ao escrever sobre o empresário Hans-Erik Wennerström, denunciando sua prática de corrupção, enfrenta o desafio de provar a denúncia sem revelar sua fonte. Ele é processado e no tribunal de justiça, os advogados de Wennerström, ganham a causa; Blomkvist é condenado com pena de 3 meses de prisão e  indenização por ‘falsas alegações’.

Diante da derrota, Blomkvist decide dar um tempo como editor da Revista Millennium para não afetar sua equipe. Ainda sem saber o que fazer, ele recebe a proposta do rico empresário, Henrik Vanger, para investigar o desaparecimento de sua sobrinha e ao mesmo tempo escrever um livro sobre a família Vanger. Em troca, além do alto salário, Vanger iria revelar dados incriminantes dos negócios de Wennerström para Blomkvist.

A dificuldade é que, Harriet Vanger, jovem herdeira de parte do império industrial Vanger estava sumida há 37 anos e Henrik Vanger, está convencido de que alguém de sua família, é responsável por seu assassinato/sumiço. Embora relutante em aceitar o trabalho, a proposta financeira, aliada a intrigante história do desaparecimento de Harriet, convencem Blomkvist.

Enquanto Blomkvist, pesquisa a disfuncional família Vanger, vamos conhecendo mais Lisbeth. Uma jovem de 24 anos, com memória fotográfica, muitas tatuagens, piercings, declarada incompetente pelo governo, e com dificuldade para confiar nas pessoas. Lisbeth trabalha para uma empresa de segurança, como investigadora particular. Ela é apontada para ajudar Blomkvist na investigação.

O livro é intenso; com narrativas fortes de violência doméstica, abuso sexual, bullying, crimes, corrupção e doenças (físicas e emocionais). Provavelmente, um livro não indicado para pessoas que não apreciem ficção policial/criminal/de violência física.


Em meio a narrativa encontramos boas histórias de amizade, de afeto e de minúcias de uma pesquisa jornalística que conduz o leitor a um final surpreendente.


O segundo livro da trilogia A MENINA QUE BRINCAVA COM FOGO (2009), conta a história do jornalista Dag Svensson que trabalha para a revista Millennium, e sua namorada a criminologista Mia Bergman que juntos investigavam o trafico de mulheres do leste europeu.

O casal é brutalmente assassinado e a arma encontrada na cena do crime contém as impressões digitais de Lisbeth.

Lisbeth Salander acusada de assassinato, tem seu nome divulgado na mídia e caçada pela policia como uma perigosa criminosa. Mikael Blomkvist, editor-chefe da revista Millennium, acredita na inocência de Lisbeth e juntos começam a investigar os verdadeiros criminosos.

Para eles, os homicídios relacionam-se a uma série de reportagens que a Millennium pretendia publicar sobre o tráfico de mulheres. Um esquema de corrupção que envolve promotores, juízes, policiais e jornalistas.




No livro final da trilogia, A RAINHA DO CASTELO DE AR
 (2009) vamos conhecer mais sobre a vida de Lisbeth. A obra tem início exatamente onde A Menina que Brincava com Fogo encontrou o seu final. As duas tramas estão relacionadas assim é, importante ler os dois livros na sequência para não perder nenhum detalhe.

O enredo é de tirar o fôlego. Personagens ficam gravados na imaginação do leitor e surpresas que se acumulam a cada página. 
Mikael Blomkvist é o principal investigador nessa obra. Ele está pesquisando o serviço secreto sueco, que, para proteger um assassino, internou Lisbeth Salander – na época com doze anos – num hospital psiquiátrico. Está investigando uma facção da polícia que quer indiciar Lisbeth pelo assassinato do jornalista, da criminologista e do advogado. E por fim está investigando a promotoria pública, que pretende pedir que Lisbeth seja internada, desta vez para sempre.


Enquanto Lisbeth se recupera no hospital ela ajuda Mikael e Annika Giannini irmã de Mikael e sua advogada a preparar uma brilhante defesa.


A Grande Ilusão ~ Harlan Coben

Um suspense surpreendente. O livro conta a história de Maya Stern piloto de operações especiais militares.  Maya sofre com as lembrança...