01 março 2015

A SOMBRA DO VENTO ~ Carlos Ruiz Zafón

Meu primeiro encontro com a obra de Zafón foi lendo A Sombra do Vento. Depois dessa obra li todos os outros livros desse autor. Nem precisa dizer o quanto gostei da forma como ele escreve. Inteligência, senso de humor, boas reflexões, tudo isso você encontra na obra de Zafón.

A Sombra do Vento faz parte da coleção ‘O Cemitério dos Livros Esquecidos’. Embora as histórias sejam independentes, é bom ler na ordem em que Zafón escreveu, assim, os locais e personagens em comum são compreendidos na sua totalidade.

A Sombra do Vento, tem como cenário, a Barcelona franquista da primeira metade do século XX. Nesse contexto vamos conhecer Daniel Sempere, um menino de 10 anos, órfão de mãe (vamos conhecer a história dela em O Jogo do Anjo) que mora com o pai e juntos cuidam de uma livraria.

A mágica do livro começa quando Daniel, vai pela primeira vez ao Cemitério dos Livros Esquecidos, um misterioso lugar no coração histórico da cidade. Como explica Daniel pai, ‘um santuário... cada livro, cada tomo que está vendo aqui, tem alma. A alma de quem o escreveu e a alma daqueles que o leram e sonharam com ele. Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém desliza os olhos por suas páginas, seu espírito cresce e se fortalece. Neste lugar, os livros que ninguém mais lembra, os livros que se perderam no tempo, vivem para sempre, esperando o dia em que chegarão as mãos de um novo leitor.’

Poucas pessoas têm o privilégio de conhecer o Cemitério dos Livros Esquecidos, e na primeira visita, o convidado tem direito a escolher um livro, tornando-se responsável por ele. É lá que Daniel encontra um exemplar de A Sombra do Vento, de Julián Carax.

Como um bom leitor, Daniel, vai em busca de informações sobre autor Julian Carax, e quanto mais ele pesquisa mais mistérios encontra. Surpreso ele descobre que alguém vem queimando sistematicamente todos os livros de Carax.

Os anos passam e a busca pela obra de Carax continua, no processo há encontros e desencontros. Daniel sofre a decepção do primeiro amor com Clara Barceló, faz amizade com o extraordinário Fermin Romero de Torres (que tem sua história contada em Prisioneiro do Céu), descobre as verdadeiras amizades e luta para que a história de Julian Carax seja conhecida. Vale cada página!!!



A Garota Na Teia de Aranha ~ David Lagercrantz

Quando a NSA, Agência de Segurança Americana, recebe a mensagem: “você foi invadido”, Ed Needham, responsável pela segurança dos computad...