06 março 2015

FORTALEZA DIGITAL ~ Dan Brown

Fortaleza Digital é a primeira obra de Dan Brown, lançado em 1998. O livro conta a história do supercomputador da NSA – Agência de Segurança Nacional (agencia criada por Presidente Truman em 4 de novembro de 1952, para proteger o governo dos Estados Unidos contra atentados terroristas e interceptar comunicações de países estrangeiros).

Até então, o TRANSLTR é capaz de decodificar qualquer mensagem usada na internet. O computador é um segredo da NSA, uma vez que há divergências, entre o que a NSA pode ou não pesquisar. Entre os próprios pesquisadores da NSA há um desconforto em ‘invadir’ a correspondência privada das pessoas consideradas comuns. 

Ensei Tankado, um gênio da computação, é um dos principais opositores. Para ele ‘todo ser humano tem direito a guardar alguns segredos’. Demitido e desacreditado pela comunidade de pesquisadores e criptógrafos, Tankado promete escrever um código que TRANSLTR não será capaz de ler.

Ameaça esquecida, TRANSLTR que lê códigos em 6 segundos, está há 15 horas lendo um código que não consegue decifrar.

O Vice-Director da NSA, Trevor Strathmore, convoca Susan Fletcher, criptografa de sua confiança, para ajudar a decifrar a Fortaleza Digital. Ao mesmo tempo envia seu noivo David Becker, o professor de linguística, a Sevilha, para recuperar os pertences de Tankado, supostamente morto em um ataque cardíaco.

O livro é cheio de aventura, crimes, perseguições, romance... e a leitura flui sem dificuldade.

Do livro: ‘O segredo por detrás das palavras "sem cera"... A origem é antiga. Durante a Renascença, os escultores espanhóis que cometiam erros ao esculpir o precioso, e caro, mármore disfarçavam frequentemente o resultado desses erros com cera. Uma estátua sem defeitos, que não precisasse de remendos, era exaltada como sendo uma "escultura sin cera", "sem cera". A expressão acabara por se aplicar a tudo o que fosse honesto e verdadeiro. A palavra "sincero" evoluíra a partir do espanhol "sin cera".’

A Garota Na Teia de Aranha ~ David Lagercrantz

Quando a NSA, Agência de Segurança Americana, recebe a mensagem: “você foi invadido”, Ed Needham, responsável pela segurança dos computad...